Pesquisa:

Encontrado empresa com CNPJ 26703674000146

Informação principal

CNPJ26.703.674/0001-46 [ MATRIZ ]
Nome da empresaREIFOR CONSTRUCOES LTDA
Fantasia nomeREIFOR CONSTRUCOES
Inicio atividade data2016-12-12
Natureza jurídicaSociedade Empresária Limitada 
Situação cadastralATIVA desde 2022-08-31
Qualificação do responsávelSócio-Administrador
Capital socialR$ 500.000,00
Porte da empresaMICRO
Opção pelo simplesOptantes pelo simples desde 2024-01-01
Opção pelo MEINÃO

Endereço

Rua Professora Blandina de Melo, 224
PARQUE IMPERIAL
CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ
28022-310

Contatos

  • Telefone(s): (22) 99961-1595 e (22) 99828-3224
  • Correio eletrônico: reiforconstrucoes@gmail.com

    Sócios

    CódigoNomeData de entradaQualificação
    CPF***163037**Elianio Ribeiro da Silva2016-12-12Sócio-Administrador
    CPF***008837**Luciene Riscado de Souza e Silva2016-12-12Sócio

    Atividades de negócios da empresa

    42.22-7-01 - Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação

    A construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação é uma classe bastante importante nas etapas de uma construção qualquer. Envolve a instalação do sistema de abastecimento de água tratada (bombeamento, reservatórios e linhas de adução), redes de coleta, bombeamento e tratamento de esgoto sanitário (interceptores incluídos) e galerias pluviais, e as manutenções respectivas. Não fazem parte desta categoria: obras de irrigação, perfuração de poços e drenagem. Esse conjunto de obras é denominado saneamento básico, sendo importante para qualquer obra- assim, os beneficiários vão desde construtoras, até o governo e pessoas físicas.

    77.31-4-00 - Aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas sem operador

    O aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas sem operador compreende o leasing operacional (semelhante à locação e distinto do financiamento - leasing financeiro) de maquinário necessário a propriedades agrícolas. São muitas etapas do cultivo e produção agrícola que demandam pesadas máquinas (apropriadas para o leasing), como: colheita (colhedeira), aração (arado), fertilização (adubadora) e operações diversas (trator agrícola). Dessa forma, proprietários com pouca disponibilidade de capital para investimento abrem mão de uma porcentagem de seus lucros e conseguem ter acesso a um maquinário mais produtivo e potente.

    77.32-2-01 - Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes

    O aluguel de máquinas e equipamentos para construção (sem operador) exceto andaimes, como a própria nomenclatura já diz, considera o leasing operacional (locação) de aparelhos a serem utilizados em obras e edificações, seja para construir ou demolir. As construtoras executoras dos projetos, assim como as prestadoras de serviços específicos nas obras, configuram os principais consumidores destes serviços. Envolvem equipamentos como betoneiras (misturador de agregados e matérias-primas para concretos); escavadoras (escavadeiras) e tratores; guindastes; empilhadeiras; motoniveladores; fôrmas para concreto; plataformas, andaimes e escoramentos sem montagem e desmontagem; e ainda os equipamentos específicos de cada tipo de obra.

    43.30-4-05 - Aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores

    A aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores encontra demanda em obras, construções e reformas, sendo demandada por proprietários de imóveis, incorporadoras e construtoras. Geralmente é prestada por empresas terceirizadas ou profissionais autônomos, quando não pela própria construtora responsável pela obra. Os serviços principais envolvem: colocação de azulejos, mármores, granitos, cerâmicas, pastilhas e mosaicos (por exemplo, no exterior de edifícios). Tratando-se de interiores, a colocação de carpetes e pisos, assim como o polimento, raspagem e calafetagem destes.

    37.02-9-00 - Atividades relacionadas a esgoto, exceto a gestão de redes

    As atividades relacionadas a esgoto, exceto a gestão de redes, compreendem serviços de limpeza de sanitários e banheiros químicos, assim como a sanitização de fossas e caixas de esgoto, galerias pluviais e tubulações, sem prejuízo do esvaziamento, desentupimento ou limpeza de tanques de infiltração, sumidouros e poços de esgoto.

    38.11-4-00 - Coleta de resíduos não-perigosos

    A coleta de resíduos não-perigosos é popularmente conhecida como coleta de lixo. É fundamental a percepção de que se enquadram neste ramo diversas modalidades de coleta: por meio de veículos (caçambas), lixeiras públicas, lixeiras domésticas e mesmo a coleta de produtos recuperáveis. Abrange a remoção de resíduos urbanos, industriais e domésticos e o serviço das estações de armazenamento temporário e destinação definitiva dos resíduos para aterros sanitários e lixões. Estão incluídas também as atividades de coleta de entulhos e refugos de demolições e obras de construção. Os usuários deste serviço são todas as edificações domésticas, indústrias e comerciais, vias e praças públicas, e repartições localizadas nas áreas atendidas pelos serviços de coleta.

    38.12-2-00 - Coleta de resíduos perigosos

    A coleta de resíduos perigosos engloba qualquer estado física de efluentes e materiais descartados (pastoso, granulado, sólido ou líquido). A definição de resíduo perigoso é abrangente, contemplando explosivos, combustíveis, inflamáveis, oxidantes, tóxicos, corrosivos, cancerígenos, infecciosos, irritantes, atordoantes, dentre outros prejudiciais ao ser humano e/ou ao meio ambiente. Integram a lista resíduos hospitalares; pilhas e baterias descartadas; resíduos biológicos, nucleares ou tóxicos; óleo de estaleiros e de postos de combustíveis; lixos radioativos; dentre outros.

    42.21-9-01 - Construção de barragens e represas para geração de energia elétrica

    Para hidroelétricas poderem produzir energia, é necessário a contenção do fluxo de água dos rios. A contenção do fluxo gera a pressão utilizada para movimento dos geradores. Essa classe se refere a construção de barragens para contenção dos rios. Essa construção é uma obra de engenharia complexa que pode envolver uma grande quantidade de mão de obra e alto investimento.

    41.20-4-00 - Construção de edifícios

    Construção de edifícios abrange os residenciais, comerciais e os de usos específicos. Os principais clientes dessa categoria econômica são personalidades jurídicas privadas, repartições governamentais e pessoas físicas, principalmente na modalidade residencial. Nesta encontram-se: residências, casas (unifamiliares ou multifamiliares), além de apartamentos, moradias, conjuntos habitacionais, condomínios e edificações (inclusive arranha-céus). Nos edifícios comerciais enquadram-se: escritórios de profissionais liberais, como contadores, advogados e administradores, assim como consultórios, clínicas médicas e hospitais. Também: escolas, colégios, faculdades, universidades e outras instituições de ensino; orfanatos, creches e outras formas de alojamento. Completam a lista: lojas, empórios, galerias comerciais e shopping centers. A construção de edifício para fins específicos abrange: garagens e estacionamentos; estações para trens e metrôs; ginásios poliesportivos, quadras esportivas e estádios. Também armazéns e silos agropecuários; igrejas e templos; prisões (penitenciárias ou presídios); áreas de lazer, como teatros, cinemas, clubes, parques-de-diversão, casas de shows e espetáculos; postos de abastecimento de combustível, farmácias e lojas de conveniência, além de prédio industriais (galpões, unidades de produção, oficinas, laboratórios, fábricas e outras instalações).

    42.21-9-02 - Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica

    O serviço de construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica é oferecido basicamente para empresas, consórcios de energia e para a administração pública. Porém, devido à complexidade e diversidade de formas de geração de energia, esta categoria acaba abrangendo muitos segmentos. Ressalta-se que estão englobadas as construções de estações, subestações, redes de transmissão e distribuição (incluindo o nicho de eletrificação rural), além de usinas de produção (hidrelétricas, eólicas, nucleares e termoelétricas). Finalmente, completam a lista as redes de alimentação de energia para trens e metrôs.

    42.21-9-04 - Construção de estações e redes de telecomunicações

    A construção de estações e redes de telecomunicações refere-se às obras para implementação de infraestrutura e serviços de telecom (telecomunicações). Portanto, compreende tanto as redes de transmissão de média e longa distância, quanto a realização dos projetos de estações e subestações telefônicas e centrais de telefonia. Entretanto, as manutenções das redes de telecomunicação estão resguardadas em outra categoria econômica. Este serviço é contratado por empresas de telecomunicação ou mesmo por repartições governamentais para melhorar e disponibilizar infraestrutura de telecom ao redor do país, em zonas rurais ou urbanas. Compreende torres de comunicação, estações repetidoras, redes de transmissão, instalação de cabos para telefones, telégrafos e construção de centrais telefônicas.

    42.99-5-01 - Construção de instalações esportivas e recreativas

    A construção de instalações esportivas e recreativas pode ser contratada por empresas com a intenção de abrir um espaço de recreação para seus funcionários, por companhias que fazem partes dos referidos ramos (tais como clubes de desportos, associações atléticas de empresas e grupos corporativos) ou mesmo pela administração governamental para atender às demandas da população. Podemos destacar as pistas de atletismo, piscinas olímpicas e semiolímpicas, campos e quadras para a prática de esportes (futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis) e outros. Não estão inclusos nesta categoria os estádios e as quadras cobertas.

    42.11-1-01 - Construção de rodovias e ferrovias

    O ramo de construção de ferrovias e rodovias envolve igualmente as atividades de recuperação das mesmas - autoestrada, via férrea (de superfície ou subterrânea - metropolitana) e também pista de aeroporto. Nas estradas enquadram-se atividades de pavimentação, frisagem asfáltica, aplicação de concreto betuminoso usinado e macadame, imprimação, recapeamento, revestimento, pintura, reformas, colocação de bueiros (talvegues, grotas, greides), sarjeta, execução de banqueta, valeta e abaulamento de leitos e tapa-buracos. Na parte ferroviária, entram a construção de linhas férreas, com a colocação de trilhos, dormentes e a preparação do lastro. Terminais rodoviários e ferroviários estão fora deste escopo, assim como os serviços de sinalização de pistas, obras de urbanização e de construção de gasodutos, oleodutos e minerodutos. Os principais beneficiários são as empresas concessionárias de rodovias e ferrovias, assim como os governos municipais, estaduais ou federais responsáveis pela manutenção e operação destas.

    43.11-8-01 - Demolição de edifícios e outras estruturas

    A demolição de edifícios e outras estruturas representa o serviço de desmonte e arrasamento de estruturas e edificações, através de processos manuais, mecanizados ou por implosão. Naturalmente, os principais usuários deste serviço são empresas construtoras e prestadoras de serviços de engenharia - nas etapas de demolições (muitas vezes preliminares numa obra, em um terreno que já possua alguma estrutura). Não fazem parte desta categoria: a descontaminação do solo, limpeza de terreno, terraplanagens, escavações, demarcações e fundações.

    43.30-4-01 - Impermeabilização em obras de engenharia civil

    A atividade de impermeabilização em obras de engenharia civil, como o nome sugere, refere-se à aplicação de compostos em estruturas de obras (tais como paredes, azulejos, pisos etc) a fim de evitar-se infiltrações de água que possam corroer, causar rachaduras ou erosão, arruinando a estrutura do edifício ou a sua fachada. Dentre os métodos possíveis, há a aplicação de argamassa impermeável, manta asfáltica ou elastomérica. Impermeabilizam-se pisos, telhados, lajes, coberturas, calhas, paredes, caixas d'água, piscinas, floreiras e jardineiras. Este tipo de serviço geralmente acompanha outros similares em obras de edifícios e outras construções.

    43.30-4-02 - Instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material

    A instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material é uma atividade incluída no rol dos serviços de construção. Atende as incorporadoras, as construtoras (no caso de o serviço ser terceirizado) e de proprietários de imóveis em obras. Além das obras imobiliárias em si, também compreendem as montagens de estandes (ou stands) e feiras de exposição, mesmo que temporárias. Se a instalação é realizada pela unidade fabricante, se enquadra em outra categoria. Dentre as peculiaridades deste ramo, tem-se: serviços de carpintaria; instalação de cozinhas planejadas; armários embutidos; portas, alisares, aduelas, contramarco e marcos; forros e divisórias; e esquadrias de diversos materiais.

    43.22-3-02 - Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração

    A instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração não engloba aqueles realizados pelas unidades fabricantes, embora aplique-se para todos os tipos de construções. Inclui os sistemas de exaustores e também os de calefação e aquecimento (seja por coletor de energia solar, a gás ou óleo, salvo os elétricos). Este serviço é adquirido por empresas, construtoras ou pessoas físicas quando na execução de alguma das atividades previamente citadas.

    43.21-5-00 - Instalação e manutenção elétrica

    Instalação e manutenção elétrica responde por qualquer tipo de alteração, manutenção ou reparo em construções que envolva partes elétricas. Esse tipo de serviço é amplamente utilizado por construtoras, empreiteiras e empresas de execução de projetos de engenharia. Também é utilizado por consumidores na contratação de serviços em suas casas ou escritórios e pelo governo na manutenção e desenvolvimento de obras públicas.

    43.22-3-03 - Instalações de sistema de prevenção contra incêndio

    As instalações de sistema de prevenção contra incêndio, adquiridas por indústrias, empresas comerciais, condomínios residenciais e casas, objetiva tornar estes lugares equipados preventivamente contra incêndios. Além da instalação inicial, compreendem-se nesta categoria as manutenções periódicas do sistema, os reparos e as alterações necessárias para adequação às normas legislativas. Dentre os mecanismos e equipamentos convencionais em sistemas desse tipo, encontram-se: alarmes anti-fogo, sprinklers, dispositivos de detecção de fumaça e os conhecidos extintores de incêndio.

    43.22-3-01 - Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás

    As instalações hidráulicas, sanitárias e de gás aplicam-se a todos os tipos de construções, nas funções de instalação, alteração, reparo e manutenção de equipamentos fundamentais para a obra. São contratados pela executora da obra ou pela empresa responsável pela manutenção do empreendimento. Engloba: sistemas de aquecimento (como os coletores de raios solares - salvo os elétricos), equipamentos hidráulicos e sanitários (encanamentos de fluidos) e tubulações de gases e vapor (incluindo oxigênio no caso de hospitais). Normalmente a instalação é executada no decorrer da obra.

    43.99-1-02 - Montagem e desmontagem de andaimes e outras estruturas temporárias

    A montagem e desmontagem de andaimes e outras estruturas temporárias é uma atividade disseminada na construção civil, para obras, construções e reformas. Engloba-se a montagem de estruturas permanentes, salvo aquelas derivadas de aluguel. Podemos incluir neste segmento as montagens e desmontagens de: formas para escoramentos e concreto; aparalixos; terças e treliças metálicas; cimbramento; plataformas de trabalho; e andaimes diversos (fachadeiros, industriais, tubulares, suspensos, de encaixe, dentre outros).

    43.99-1-03 - Obras de alvenaria

    Alvenaria refere-se ao método de construção de paredes, muros e estruturas através de argamassa (mistura homogênea de calcário, areia, cimento e outros aditivos). Obras de alvenaria são contratadas para reformas, construções e pequenas obras. Essas estruturas podem ser de blocos de concreto, tijolos e pedras. Obras de cantaria (talhamento de pedras em formatos geométricos - geralmente paralelepípedos) fazem parte dessa categoria econômica.

    43.91-6-00 - Obras de fundações

    As obras de fundações são etapas primordiais e extremamente importantes na construção civil. Consistem em construir os alicerces que darão suporte à edificação, podendo ser de vários tipos (apropriados para cada aplicação, de acordo como tipo de solo e carga do edifício), como por exemplo: baldrame, sapata, estaca (subtipos: broca, strauss, pré-moldada e franki) e tubulão encamisado (a céu aberto ou ar comprimido). Dentre as atividades incluídas nesta categoria, citam-se a cravação de estacas (ou estaqueamento), construção de radiers, perfurações do solo, execução de reforços de fundações, além do aluguel de máquinas com operadores (bate-estacas, por exemplo). Se aproveitarão destes serviços as construtoras (quando terceirizarem este) e demais pessoas físicas ou jurídicas responsáveis por uma obra.

    42.92-8-02 - Obras de montagem industrial

    As obras de montagem industrial referem-se à atividade de instalação industrial de tubulações, encanamentos e redes de facilidades (utilidades) de refinarias e plantas indústrias químicas (como as petroquímicas). A montagem dos equipamentos e máquinas encontram-se em outra categoria. Os usuários deste serviço são as próprias companhias industriais ou os executores das suas obras de construção.

    43.13-4-00 - Obras de terraplenagem

    Obras de terraplanagem fazem parte da categoria de preparação de terrenos para obras diversas. Diferentemente das obras de fundações, essas operações são caracterizadas pela escavação dos terrenos fundamentais à obra, assim como a compactação das terras. Os derrocamentos, operação de desmonte ou destruição de rochas, formam uma etapa importante, também incluída. Finalmente, destacam-se os nivelamentos (em especial para obras viárias). Todos esses serviços voltam-se para as empresas gestoras de construções ou indivíduos responsáveis por tal atribuição. O aluguel de maquinário e empregados para realização das obras também se enquadra aqui. Alguns exemplos de etapas de terraplanagem são: corte; aterro e desaterro; nivelação (nivelamento) de terra; escavação através de escavadoras (com operadores); remoção de rochas (inclusive destruição com o uso de explosivos - dinamitação); bota-fora; compactação do terreno; execução, recomposição e construção de diversos tipos de dreno (profundo, em camadas, lineares); e regularização de leitos.

    42.13-8-00 - Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas

    A atividade de obras de urbanização (ruas, praças e calçadas) é voltada quase que integralmente para a administração pública, que é quem faz a gestão desses bens. Dentro dessa classe, consideram-se serviços de construção diversos: vias urbanas, estacionamentos, calçadas, parques, fontes, chafarizes e praças. No caso das vias, ainda se adicionam as atividades de pavimentação, asfaltamento, frisagem, aplicação de lama asfáltica e a execução de tapa-buracos. Além disso, estão englobadas as pinturas de sinalização das ruas, avenidas, logradouros e faixas de trânsito. Por fim, alguns serviços mais específicos como construção de meios-fios, sarjetas e recuperação de vias entram na lista também. As atividades em rodovias e a sinalização de tráfego estão fora desta categoria.

    42.91-0-00 - Obras portuárias, marítimas e fluviais

    Tem como escopo a construção de portos, canais, diques, eclusas, docas, etc. Essas obras podem causar grande impacto ambiental, e por isso devem estar de acordo com todas as regulações para causar mínimo dano. Geralmente envolvem grande investimentos privados ou públicos e tem uma grande complexidade, por causa disso é necessário utilizar mão de obra extremamente capacitada.

    43.30-4-99 - Outras obras de acabamento da construção

    Outras obras de acabamento da construção são serviços diversos de acabamento, além dos especificados nos demais grupos, cuja função é atender as empresas e pessoas responsáveis pela execução de obras de construção, instalação e manutenção de edificações. Dentre as atividades desta categoria citam-se: instalação de toldos e persianas; piscinas pré-fabricadas; serviços de chapisco (argamassa para revestimento de paredes e tetos); embocamento (emboco) e reboco; tratamento de fissuras, fendas e trincas em paredes; controle corrosivo; blindagem de esquadrias; texturização de muros e paredes, dentre outros.

    42.99-5-99 - Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente

    Nas obras de engenharia civil não especificadas anteriormente, destacam-se atividades específicas tais como subdivisão (loteamento) de terras com benfeitorias, construção de proteções de encostas (atirantamento e cortinas), assim como estruturas de contenção, execução de escoramento e obras de estabilidade (escalonamento, enrocamento, gabião, berna e muro de concreto ciclópico). Obras em açudes, infra para plantas industriais e tanques de combustíveis também fazem parte deste segmento. Os principais consumidores são aqueles característicos de obras de construções, conforme citado em outras categorias.

    43.29-1-99 - Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente

    No segmento de outras obras de instalações em construções, não especificadas anteriormente, sobraram atividades bastante peculiares que não puderam ser categorizadas nas outras classes. Citamos as instalações de sistemas de limpeza de encanamentos, dutos e instalações hidráulicas por vácuo; o revestimento de tubulações industriais, teto dutos e canos; e o processo de blindagem de cabines de segurança, clausuras, bunkers, datacenters e salas de segurança - reservado para espaços de acesso e controle restrito, perigoso ou confidencial, assim como para promover um incremento da segurança contra invasões e acidentes explosivos).

    43.99-1-05 - Perfuração e construção de poços de água

    A perfuração e construção de poços de água, como o nome sugere, é uma atividade relacionada às etapas de abertura e instalação de poços artesianos. Desmembrando-se as etapas, teremos: perfuração, reaprofundamento, revestimento e a manutenção dos poços de água subterrâneos. Incluem-se os poços semiartesianos. Os beneficiários deste serviço são as populações de casas urbanas ou rurais, propriedades rurais e até mesmo empresas que necessitam de acesso alternativo à agua (em relação ao sistema de distribuição canalizado).

    43.12-6-00 - Perfurações e sondagens

    A atividade de perfurações e sondagens são atividades extremamente importantes para a construção, sobretudo pelo elevado custo envolvido. Está presente nas atividades da indústria de petróleo, construção civil, mineração e tantas outras. Essas atividades têm como finalidade a destinação à construção, assim como análises geofísicas e geológicas do solo. Inclui também a escavação de trincheiras, de poços, a prospecção de petróleo, dentre outras. As sondagens podem ser do tipo rotativa, à percussão ou à trado.

    42.11-1-02 - Pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos

    A pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos compreende adicionalmente a implantação de placas de sinalização nestes locais. É um serviço requisitado pelas administradoras urbanas do tráfego e das ruas, assim como das administradoras e concessionárias de aeroportos (ou particulares, se forem privados).

    43.11-8-02 - Preparação de canteiro e limpeza de terreno

    A preparação de canteiro e limpeza de terreno refere-se à uma importante etapa na construção civil. Trata-se do estabelecimento dos canteiros de obras e limpeza do terreno para execução das etapas posteriores de terraplanagem, escavação e fundação. Atende primordialmente construtoras e empresas de engenharia.

    49.23-0-02 - Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista

    O serviço de transporte de passageiros (locação de automóveis com motorista) é uma categoria econômica na qual o usuário aluga o serviço de um condutor para realizar o seu transporte, na condição de passageiro. Importante entender que é uma categoria diferente dos serviços de táxi, que está classificado num outro segmento.

    43.99-1-04 - Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras

    Os serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras compreende tanto o seu fornecimento em si, quanto o seu aluguel com operadores. Inclui as operações com empilhadeiras, guindastes (ou mini-guindastes), gruas (móveis, fixas ou ascensionais), dumpers, guinchos, macaco hidráulico, lanças (articulada ou telescópica), trolley, plataformas pantográficas e elevadores de obras. Esses serviços são oferecidos principalmente aos responsáveis pela execução das obras.

    43.30-4-04 - Serviços de pintura de edifícios em geral

    O serviço de pintura de edifícios é uma atividade dentro do ramo de obras de acabamento da construção. É oferecida primordialmente a construtoras e empreiteiras, mas também na contratação de reformas e manutenções de edificações antigas. Encaixam-se nesse perfil tanto os serviços externos, quanto os internos. No caso de interiores, a aplicação em paredes, tetos, rodapés, esquadrias de portas e janelas, bem como a envernizamento, a aplicação de massa corrida e a texturização (pintura texturizada). Importante mencionar que a aplicação de resinas no revestimento interior e exterior não faz parte dessa categoria, assim como o acabamento em gesso.

    43.19-3-00 - Serviços de preparação do terreno não especificados anteriormente

    Os serviços de preparação do terreno, não especificados anteriormente, compreendem as seguintes etapas da construção: bombeamento e drenagem do solo; obras de demarcação e escoamento; rebaixamento de lençóis freáticos; construção de vales, regos e fossas; e aplicações na mineração (como a remoção de inertes e refugo). Esse tipo de serviço é oferecido tanto por construtoras, como por empresas de engenharia especializadas - geralmente para atender os executores de obras.

    43.99-1-99 - Serviços especializados para construção não especificados anteriormente

    Nos serviços especializados para construção não especificados anteriormente enquadram-se partes como telhados, lareiras, churrasqueiras (de alvenaria à carvão e lenha, ou acopladas em sacadas e varandas - também dos tipos elétrica e gás), chaminés, coberturas e bem limpeza de fachadas de edifícios (jateamento de vapor, água ou areia) - impermeabilização não está incluída neste rol. Não podem ser esquecidos os serviços de construção de fornos e chaminés industriais, concretagem de lajes, colunas e vigas, calhas e bombeamento de concreto. Atendem-se os mesmos consumidores das demais atividades voltadas para obras e construções.
    correção / remoção de dados