Pesquisa:

Encontrado empresa com CNPJ 53292719000100

Informação principal

CNPJ53.292.719/0001-00 [ MATRIZ ]
Nome da empresaCORDEIRO & RAFASKI LTDA
Fantasia nomeCASA DO GAS
Inicio atividade data2023-12-22
Natureza jurídicaSociedade Empresária Limitada 
Situação cadastralATIVA desde 2023-12-22
Qualificação do responsávelSócio-Administrador
Capital socialR$ 100.000,00
Porte da empresaMICRO
Opção pelo simplesNÃO OPTANTE
Opção pelo MEINÃO

Endereço

Avenida Irineu Ferreira da Silva, 5567
CENTRO
NOVO HORIZONTE DO OESTE - RO
76956-000
Brasil, República Federativa do

Contatos

  • Telefone(s): (69) 99365-6510 e (00) 0000-0000
  • Correio eletrônico: leandrorafaskikefler@gmail.com

    Sócios

    CódigoNomeData de entradaQualificação
    CPF***168132**Leandro Kefler Rafaski2023-12-22Sócio-Administrador
    CPF***539702**William Marconato Cordeiro2023-12-22Sócio

    Atividades de negócios da empresa

    47.84-9-00 - Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (GLP)

    O comércio varejista de gás liquefeito de petróleo atende o público em geral, seja para uso doméstico, seja para o uso em pequenos comércios. É caracterizado principalmente pela venda do gás em botijões. O GLP (abreviatura de gás liquefeito de petróleo) é uma mistura de hidrocarbonetos condensáveis extraídos do petróleo, primordialmente o butano e propano.

    08.10-0-06 - Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado

    A extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado, presente no grupo de atividades industriais extrativas, refere-se à exploração de areia lavada para construção, areias quartzosas, silicosas e cascalho natural, além de cascalho e pedregulho. Esses materiais são basicamente utilizados in natura na construção civil, além do uso na produção de argamassa e agregados. Portanto, indústrias produtoras de argamassas representam parte da demanda, além de distribuidoras de pedregulhos e cascalhos para uso na construção civil em obras e similares.

    23.30-3-01 - Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda

    A fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda, engloba a venda de dormentes, estacas, vigas, aduelas, postes, longarinas, blocos, lajes, treliças, moirão e placas de cimento. Os usuários destes produtos residem nas empresas revendedoras de estruturas para construção, indústrias da construção civil, além de usuários que realizam encomendas customizadas para obras.

    36.00-6-02 - Distribuição de água por caminhões

    Transporte e distribuição de água potável por caminhões pipa. A água pode ter como destino lugares que estão passando por crises hídricas. O caminhão deve ser utilizado apenas para o transporte de água para evitar a contaminação da carga. Geralmente esses serviços são contratados pelo governo. A água transportada deve ter um nível de salubridade adequado.

    38.11-4-00 - Coleta de resíduos não-perigosos

    A coleta de resíduos não-perigosos é popularmente conhecida como coleta de lixo. É fundamental a percepção de que se enquadram neste ramo diversas modalidades de coleta: por meio de veículos (caçambas), lixeiras públicas, lixeiras domésticas e mesmo a coleta de produtos recuperáveis. Abrange a remoção de resíduos urbanos, industriais e domésticos e o serviço das estações de armazenamento temporário e destinação definitiva dos resíduos para aterros sanitários e lixões. Estão incluídas também as atividades de coleta de entulhos e refugos de demolições e obras de construção. Os usuários deste serviço são todas as edificações domésticas, indústrias e comerciais, vias e praças públicas, e repartições localizadas nas áreas atendidas pelos serviços de coleta.

    41.20-4-00 - Construção de edifícios

    Construção de edifícios abrange os residenciais, comerciais e os de usos específicos. Os principais clientes dessa categoria econômica são personalidades jurídicas privadas, repartições governamentais e pessoas físicas, principalmente na modalidade residencial. Nesta encontram-se: residências, casas (unifamiliares ou multifamiliares), além de apartamentos, moradias, conjuntos habitacionais, condomínios e edificações (inclusive arranha-céus). Nos edifícios comerciais enquadram-se: escritórios de profissionais liberais, como contadores, advogados e administradores, assim como consultórios, clínicas médicas e hospitais. Também: escolas, colégios, faculdades, universidades e outras instituições de ensino; orfanatos, creches e outras formas de alojamento. Completam a lista: lojas, empórios, galerias comerciais e shopping centers. A construção de edifício para fins específicos abrange: garagens e estacionamentos; estações para trens e metrôs; ginásios poliesportivos, quadras esportivas e estádios. Também armazéns e silos agropecuários; igrejas e templos; prisões (penitenciárias ou presídios); áreas de lazer, como teatros, cinemas, clubes, parques-de-diversão, casas de shows e espetáculos; postos de abastecimento de combustível, farmácias e lojas de conveniência, além de prédio industriais (galpões, unidades de produção, oficinas, laboratórios, fábricas e outras instalações).

    42.13-8-00 - Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas

    A atividade de obras de urbanização (ruas, praças e calçadas) é voltada quase que integralmente para a administração pública, que é quem faz a gestão desses bens. Dentro dessa classe, consideram-se serviços de construção diversos: vias urbanas, estacionamentos, calçadas, parques, fontes, chafarizes e praças. No caso das vias, ainda se adicionam as atividades de pavimentação, asfaltamento, frisagem, aplicação de lama asfáltica e a execução de tapa-buracos. Além disso, estão englobadas as pinturas de sinalização das ruas, avenidas, logradouros e faixas de trânsito. Por fim, alguns serviços mais específicos como construção de meios-fios, sarjetas e recuperação de vias entram na lista também. As atividades em rodovias e a sinalização de tráfego estão fora desta categoria.

    42.22-7-02 - Obras de irrigação

    Uma irrigação adequada pode ser um diferencial para a produtividade de determinada plantação. Uma boa irrigação acontece quando existe uma infraestrutura que atenda a demanda da plantação com uma qualidade adequada e livre de contaminação. Há também a necessidade de seguir todas as regulamentações ambientas para garantir que não exista contaminação no lençol freático.

    43.11-8-02 - Preparação de canteiro e limpeza de terreno

    A preparação de canteiro e limpeza de terreno refere-se à uma importante etapa na construção civil. Trata-se do estabelecimento dos canteiros de obras e limpeza do terreno para execução das etapas posteriores de terraplanagem, escavação e fundação. Atende primordialmente construtoras e empresas de engenharia.

    43.13-4-00 - Obras de terraplenagem

    Obras de terraplanagem fazem parte da categoria de preparação de terrenos para obras diversas. Diferentemente das obras de fundações, essas operações são caracterizadas pela escavação dos terrenos fundamentais à obra, assim como a compactação das terras. Os derrocamentos, operação de desmonte ou destruição de rochas, formam uma etapa importante, também incluída. Finalmente, destacam-se os nivelamentos (em especial para obras viárias). Todos esses serviços voltam-se para as empresas gestoras de construções ou indivíduos responsáveis por tal atribuição. O aluguel de maquinário e empregados para realização das obras também se enquadra aqui. Alguns exemplos de etapas de terraplanagem são: corte; aterro e desaterro; nivelação (nivelamento) de terra; escavação através de escavadoras (com operadores); remoção de rochas (inclusive destruição com o uso de explosivos - dinamitação); bota-fora; compactação do terreno; execução, recomposição e construção de diversos tipos de dreno (profundo, em camadas, lineares); e regularização de leitos.

    43.21-5-00 - Instalação e manutenção elétrica

    Instalação e manutenção elétrica responde por qualquer tipo de alteração, manutenção ou reparo em construções que envolva partes elétricas. Esse tipo de serviço é amplamente utilizado por construtoras, empreiteiras e empresas de execução de projetos de engenharia. Também é utilizado por consumidores na contratação de serviços em suas casas ou escritórios e pelo governo na manutenção e desenvolvimento de obras públicas.

    43.22-3-02 - Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração

    A instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração não engloba aqueles realizados pelas unidades fabricantes, embora aplique-se para todos os tipos de construções. Inclui os sistemas de exaustores e também os de calefação e aquecimento (seja por coletor de energia solar, a gás ou óleo, salvo os elétricos). Este serviço é adquirido por empresas, construtoras ou pessoas físicas quando na execução de alguma das atividades previamente citadas.

    43.29-1-04 - Montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos

    A montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos, representa uma categoria voltada para a estruturar as rodovias, estradas, ruas, aeroportos, terminais portuários, ferrovias e pistas de decolagem de aviões. A função principal desse serviço é garantir segurança e organização do tráfico de pedestres e transportes, de acordo com cada especialidade. O grande consumidor é o Estado, através de licitações para obras e serviços nos locais indicados. Porém, em terminais e vias particulares, existe a demanda da iniciativa privada. Podemos citar alguns itens e serviços realizados nesta categoria, como por exemplo: cancelas eletrônicas, faixas e delimitadores luminosos, iluminação pública e sinais luminosos.

    43.30-4-04 - Serviços de pintura de edifícios em geral

    O serviço de pintura de edifícios é uma atividade dentro do ramo de obras de acabamento da construção. É oferecida primordialmente a construtoras e empreiteiras, mas também na contratação de reformas e manutenções de edificações antigas. Encaixam-se nesse perfil tanto os serviços externos, quanto os internos. No caso de interiores, a aplicação em paredes, tetos, rodapés, esquadrias de portas e janelas, bem como a envernizamento, a aplicação de massa corrida e a texturização (pintura texturizada). Importante mencionar que a aplicação de resinas no revestimento interior e exterior não faz parte dessa categoria, assim como o acabamento em gesso.

    43.99-1-03 - Obras de alvenaria

    Alvenaria refere-se ao método de construção de paredes, muros e estruturas através de argamassa (mistura homogênea de calcário, areia, cimento e outros aditivos). Obras de alvenaria são contratadas para reformas, construções e pequenas obras. Essas estruturas podem ser de blocos de concreto, tijolos e pedras. Obras de cantaria (talhamento de pedras em formatos geométricos - geralmente paralelepípedos) fazem parte dessa categoria econômica.

    43.99-1-04 - Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras

    Os serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras compreende tanto o seu fornecimento em si, quanto o seu aluguel com operadores. Inclui as operações com empilhadeiras, guindastes (ou mini-guindastes), gruas (móveis, fixas ou ascensionais), dumpers, guinchos, macaco hidráulico, lanças (articulada ou telescópica), trolley, plataformas pantográficas e elevadores de obras. Esses serviços são oferecidos principalmente aos responsáveis pela execução das obras.

    45.30-7-05 - Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar

    O comércio a varejo de pneumáticos e câmaras de ar, tanto novos quantos usados para automóveis, formam esta categoria. Excetuam-se, entretanto, as atividades de representantes comercias de peças para veículos. Os principais produtos desta categoria são os pneus, cuja comercialização atende os usuários e proprietários de automotores, seja na troca dos mesmos ou na recomposição de estepes, assim como na compra de novos.

    45.41-2-07 - Comércio a varejo de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas

    45.43-9-00 - Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas

    A manutenção e reparação de motocicletas e motonetas é voltada para prestar assistência à usuários e proprietários destes veículos (concessionárias, pessoas, locadoras e demais empresas). Veículos de recreação, como bicicletas e triciclos não se enquadram neste item. Finalmente, o serviço de instalação de acessórios também está compreendido.

    46.35-4-01 - Comércio atacadista de água mineral

    O comércio atacadista de água mineral envolve a distribuição deste produto para demais estabelecimentos comerciais, empresas e grandes encomendas de pessoas físicas. Água mineral é a proveniente de fontes naturais e pedras, conhecidamente rica em minerais e apropriada para consumo humano. Pode ser vendida em galões retornáveis de vinte litros, galões menores de dez e cinco litros, além de garrafinhas e copos plásticos descartáveis.

    46.62-1-00 - Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção; partes e peças

    O comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção (partes e peças) representa a atividade comercial em grandes quantidades das áreas indicadas. Enquadram-se máquinas como betoneira, trator de roda ou esteira, niveladora, raspadora de piso e máquina de terraplanagem. Os principais consumidores são produtores agrícolas, latifúndios e instituições financeiras em algumas financeiras de leasing e arrendamento.

    46.79-6-99 - Comércio atacadista de materiais de construção em geral

    O comércio atacadista de materiais de construção em geral, isto é, sem especialização, atende basicamente empresas, construtoras e prestadores de serviço do ramo, além de pequenos comércios com intenção de revenda. A diversidade de classe de produtos é bastante abrangente, incluídos todos os tipos imagináveis de materiais, desde que revendidos de forma genérica (incluídos tintas, solventes, vidraçaria, mármores, granitos, encanamentos, classe siderúrgica e metalúrgica e muitos mais).

    46.81-8-05 - Comércio atacadista de lubrificantes

    Subclasse que engloba o comércio atacadista de lubrificantes automotivos, fluido de freios, anticorrosivos e similares. Esse composto podem ou não ser derivados do refino de petróleo. Lubrificantes são produtos que podem causar grande dano ao meio ambiente, por isso o manuseio desses produtos deve ser feito tendo muito cuidado. Os atacadistas devem dar apoio aos varejistas para que os produtos sejam utilizados de forma correta.

    46.82-6-00 - Comércio atacadista de gás liqüefeito de petróleo (GLP)

    Comércio por atacado do gás liquefeito de petróleo (GLP). Esse gás é um derivado de petróleo utilizado no aquecimento de casas, em fogões e em veículos. O comércio atacadista pode acontecer entre refinarias e revendedores. O transporte entre essas empresas pode ser feito de várias formas. O uso de gasodutos apresenta vantagem em relação a outras formas pelo custo baixo, mas apresenta um valor de investimento inicial altíssimo.

    47.12-1-00 - Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns

    Esse tipo de estabelecimento dirige-se predominantemente aos usuários finais dos seus produtos ofertados, focados especialmente em itens alimentícios. Uma demanda menor atende um público interessado em revender os produtos, sejam ambulantes ou comerciantes ainda menores. Os estabelecimentos anteriormente definidos devem possuir uma área correspondente de venda inferior a 300 metros quadrados. Enquadram-se de forma genérica nesta linha: mercearias, minimercados e também pequenos armazéns e empórios. Se há predominância de produtos alimentícios industrializados ou não-alimentícios, semelhante a uma loja de conveniência, esta não será enquadrada aqui.

    47.32-6-00 - Comércio varejista de lubrificantes

    O comércio varejista de lubrificantes é voltado primordialmente para uso automotivo, embora tenha outras aplicações. Seus principais consumidores são usuários de veículos automotores, pessoas físicas e jurídicas. Também é conhecido como óleo para motor, cuja função é reduzir o atrito dos componentes deste. Geralmente é extraído dos componentes mais pesados do petróleo (juntamente com as parafinas), embora possa ter origem vegetal ou animal.

    47.44-0-01 - Comércio varejista de ferragens e ferramentas

    O comércio especializado em ferragens e ferramentas atinge os consumidores do mercado de obras e construções, desde grande incorporações e empreiteiras, até pequenos prestadores de serviço de reformas e manutenções. As ferragens compreendem peças de metais e outros produtos metalúrgicos como: arames, pregos, porcas, arruelas, buchas e parafusos para uso geral; dobradiças e fechaduras de portas; correntes e cadeados; rodízio e roldana; telas e vergalhões. Entre as ferramentas, há manuais, elétricas e as não-elétricas: picaretas e martelos; serrotes e serras; furadeiras elétricas e demais aparelhos de suporte à construção.

    47.44-0-02 - Comércio varejista de madeira e artefatos

    O comércio varejista de madeiras e artefatos está enquadrado no subgrupo de materiais de construção, assim atende os mesmos consumidores citados previamente nas categorias correlacionadas. Embora não compreenda a venda de pré-moldados, a principal especialização aqui são peças e derivados da madeira. Como portas e janelas, tábuas, vigas, dormentes, ripas, barrotes e outros artigos originados deste material. Também faz parte a madeira bruta seja serrada ou perfilada, folheada, compensada e prensada, bem como briquetes (serragem compactada).

    47.44-0-03 - Comércio varejista de materiais hidráulicos

    O comércio varejista de materiais hidráulicos comercializa esses produtos especialmente para obras - empreiteiras, construtoras, empresas prestadoras de serviço em construções e manutenção. Além do atendimento ao público em geral para reposição de peças de encanamentos domésticas, ou reformas de residências (imagine um rapaz comprando um "cotovelo" para trocar uma peça do seu canal de irrigação no jardim). Embora não compreenda alguns itens como bombas d'agua, partes de encanamentos no geral como "joelhos", "cotovelos", outros acidentes, torneiras, válvulas (tipo globo, esfera, borboleta e gaveta), registros, tubos e conexões formam a gama dos principais produtos.

    47.44-0-04 - Comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas

    O comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas está compreendido na parte de materiais de construção, atendendo construtoras, prestadores terceiros, pedreiros, construtores e pessoas físicas - relacionados à alguma obra. Analisando os produtos individualmente: a cal é usada no revestimento de alvenarias e matéria-prima fundamental da argamassa; a pedra britada é basicamente utilizada na mistura para preparo do concreto; os tijolos para construir muros, paredes e demais estruturas de alvenaria; e as telhas para montagem e revestimento de telhados.

    47.44-0-99 - Comércio varejista de materiais de construção em geral

    O comércio varejista de materiais de construção (em geral - sem especialização) é um ramo abrangente, incluindo uma ampla gama de clientes: empresas construtoras, empreiteiras, pequenas prestadoras de serviços (reforma, manutenção e construção) e pessoas físicas, como um mestre-de-obras. Os estabelecimentos principais são aqueles que vendem genericamente os principais tipos de produtos e materiais para construção (no mesmo local). Os principais tipos de materiais são: vigas de concreto; ferramentas (alicates, martelos, picaretas, chaves de fenda para diferentes entradas, furadeiras, serras e serrotes); ferragens (peças de ferro ou de outros metais designadas para diversos usos); artefatos de madeira (portas, janelas, vigas e tábuas); materiais primários básicos (areia, britas, cal, cimento e gesso); telhas; tijolos; partes hidráulicas (como conexões, registros, tubulações e tubos - comumente de PVC); privadas e itens de banheiro associados - pias, lavatórios, banheiras, duchas e torneiras; e as pedras de revestimento, dividas em pisos, mosaicos e azulejos, de variadas dimensões, para usos internos e externos e feitas de mármore e granito.

    47.54-7-01 - Comércio varejista de móveis

    O comércio varejista de móveis responde por objetos novos para qualquer uso, exceto antiguidades e objetos de arte. Atende consumidores que desejam mobiliar suas casas ou escritórios, mas também empresas. Entram nesta categoria: cadeiras, mesas, móveis estofados, sofás e poltronas, sejam os modelos comuns, de design sofisticado para atender o mercado de luxo ou as ergonômicas (para correção de postura). Independem dos adornos e do material.

    47.59-8-99 - Comércio varejista de outros artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente

    O comércio varejista de itens não citados anteriormente compreende algumas classes de produtos, tais como: itens de cutelaria, artigos para habitação de materiais diversos, louças, papéis de parede e sistemas de segurança. Quem consome esses produtos são pessoas interessadas na mobília de suas residências, em grande parte. Vale destacar entre os artigos de habitação, os produzidos a partir de: cerâmica (peças de decoração), porcelana (puxadores e louças decorativas), vidro, cristal, metal, madeira, vime (material produzido a partir do vimeiro, para fabricar produtos trançados, principalmente para cestas e forros), borracha, plásticos diversos e até mesmo bambu (mesinhas, floreiras e cadeiras). Os sistemas de segurança de residências que não se associem à instalação, como alarmes eletrônicos. Além disso, purificadores, ozonizadores e filtros de água fazem parte desta categoria. Mais alguns itens diversos são aquecedores solares, redes de proteção (fixadas em janelas, para prevenir crianças e animais de estimação) e papéis de parede para decorar (com desenhos, texturas, imagens e fotografias).

    52.12-5-00 - Carga e descarga

    Carga e descarga formam uma atividade de carregamento e descarregamento de suprimentos, materiais, mercadorias, bagagens ou equipamentos de um lugar para outro. Esse serviço costuma figurar em diversas etapas de uma cadeia logística (interna - numa indústria, ou externa - no transporte de mercadorias internacional, por exemplo). Assim, os usuários destes serviços são indústrias, empresas comerciais, linhas ferroviárias, rodoviárias e aéreas de carga, centrais de armazenamento e centros de distribuição, portos, além de outros similares. Essa operação pode ser feita com ou sem manuseio (manipulação), independentemente do meio de transporte contratado. Compõem este grupo os serviços de baldeação de cargas (baldeio); movimentação de conteiners; estiva, desestiva ou capatazia; estufação; cargas e descargas com operadores (com o uso de guinchos, guindastes ou empilhadeiras); patiamento de carros; peação; e transbordo de mercadorias (várias modalidades - rodo-ferro, ferro-rodo, ferro-porto, porto-ferro, dentre outras). Excetuam-se desta categoria as operações realizadas em embarcações por operadores portuários.

    77.19-5-99 - Locação de outros meios de transporte não especificados anteriormente, sem condutor

    A locação de outros meios de transporte não especificados anteriormente (e sem condutor) envolve o leasing operacional - não o arrendamento financeiro - por qualquer período de tempo e de diversos veículos (também os pesados). Atende-se em grande parte empresas transportadoras desmobilizadas de capital, empresas industrias e comerciais com logística própria (que necessitam de uma frota adicional) e similares. Enquadram-se veículos como caminhões, carretas, reboques, trailers, ônibus e motocicletas.

    77.32-2-01 - Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes

    O aluguel de máquinas e equipamentos para construção (sem operador) exceto andaimes, como a própria nomenclatura já diz, considera o leasing operacional (locação) de aparelhos a serem utilizados em obras e edificações, seja para construir ou demolir. As construtoras executoras dos projetos, assim como as prestadoras de serviços específicos nas obras, configuram os principais consumidores destes serviços. Envolvem equipamentos como betoneiras (misturador de agregados e matérias-primas para concretos); escavadoras (escavadeiras) e tratores; guindastes; empilhadeiras; motoniveladores; fôrmas para concreto; plataformas, andaimes e escoramentos sem montagem e desmontagem; e ainda os equipamentos específicos de cada tipo de obra.

    81.29-0-00 - Atividades de limpeza não especificadas anteriormente

    As atividades de limpeza não especificadas em nenhuma categoria anterior consistem num ramo bastante abrangente. Começando pela lavagem de embalagens ou recipientes, prosseguindo pela limpeza de acostamentos nas estradas, ruas, logradouros, vasilhames, caixas, caldeiras, chaminés, dutos, incineradores e máquinas industriais, até mesmo tratamento de piscinas e desentupimento em prédios; e finalmente a esterilização e sanitização hospitalar e de equipamentos médico-hospitalares. Em terrenos agrícolas, surgem as atividades de capina (capinação) e eliminação de micro-organismos. Assim, observa-se que esta atividade atende os mais diversos segmentos e indivíduos, desde governos e repartições administrativas até empresas.

    81.30-3-00 - Atividades paisagísticas

    As atividades paisagísticas são contratadas por empresas, condomínios e administrações do governo (em todas as esferas), além de indivíduos para uso nas suas propriedades privadas. Esse tipo de trabalho se caracteriza pela plantação e manutenção de gramados, hortas, plantas e jardins, através de serviços de poda (aparo e corte de moitas, galhos, ramos e arbustos), plantio, irrigação (ato de regar artificialmente), hidro-semeadura (de herbicidas, fertilizantes, e se necessário, pesticidas) e paisagismo de forma geral. Adota-se esta atividade para parques residenciais e quintais; áreas verdes de prédios residenciais e comerciais; parques municipais e recreacionais; cemitérios; e margens de lagos, lagoas, rios, riachos e canais. Também se incluem nesta categoria as atividades de proteção à intempéries e erosões, além de prevenção a inundações e outros males.
    correção / remoção de dados