Pesquisa:

Hbc Solucoes e Comercio LTDA | Prime Hbc Solucoes

Informação principal

CNPJ52.373.181/0001-03 [ MATRIZ ]
Nome da empresaHBC SOLUCOES E COMERCIO LTDA
Fantasia nomePRIME HBC SOLUCOES
Inicio atividade data2023-09-30
Natureza jurídicaSociedade Empresária Limitada 
Situação cadastralATIVA desde 2023-09-30
Qualificação do responsávelSócio-Administrador
Capital socialR$ 5.000,00
Porte da empresaMICRO
Opção pelo simplesOptantes pelo simples desde 2023-09-30
Opção pelo MEINÃO

Endereço

Rua Camacam, 249
Box 97
VILA ANASTACIO
SAO PAULO - SP
05095-000
Brasil, República Federativa do

Contatos

  • Telefone(s): (33) 99844-9365
  • Correio eletrônico: haroldobc@gmail.com

    Sócio

    CódigoCPF***455892**
    NomeHaroldo Barbosa Cirqueira
    Data de entrada2023-09-30
    QualificaçãoSócio-Administrador

    Atividades de negócios da empresa

    47.13-0-02 - Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines

    As lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines, é um ramo do comércio varejista sem especialização, cujos produtos não tem predominância de gêneros alimentícios. Caracterizam-se pela venda de uma diversidade de produtos, trivialmente chamados de quinquilharias ou miudezas (inclusive para as revendas virtuais, como nos sites de compras coletivas); equipamentos de irradiação, eletroterapêuticos e eletromédicos; e muitos outros.

    45.30-7-03 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores

    O comércio de peças e acessórios novos a varejo para veículos automotores tem como maior demanda os proprietários destes veículos (exceção de motocicletas e bicicletas). Envolve partes elétricas, mecânicas e eletrônicas. Essas peças incluem motores novos e recondicionados; baterias e acumuladores; amortecedores e molas; canos e silenciosos; radiadores; aros, rodas, rolamentos (embora não incluam pneus); bancos estofados, capas, encerados e capotas; alarmes, alto-falantes e equipamentos de som; vidros e espelhos; e ar condicionado.

    46.49-4-02 - Comércio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico

    O comércio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico refere-se à comercialização em larga escala de aparelhos de áudio e vídeo (televisões, rádios, vídeo games, videocassetes, câmeras filmadoras e fotográficas, dentre tantos outros). Ressalta-se que equipamentos de comunicação e informática não são classificados neste segmento. De maneira geral, os consumidores finais são formados pelo público geral.

    47.23-7-00 - Comércio varejista de bebidas

    O comércio varejista de bebidas engloba as alcoólicas e não-alcoólicas, que não sejam consumíveis nos locais de venda. Seus consumidores são as pessoas, assim como empresas promotoras de pequenos eventos, bares, restaurantes, lanchonetes e outros comerciantes de menor porte para revenda. Dentre as bebidas destacam-se entre as não alcoólicas: refrigerantes, água mineral (com e sem gás), água tônica, sucos (naturais integrais e industrializados), bebidas isotônicas, cervejas sem-álcool, água saborizadas e bebidas à base de soja. Dentre as alcoólicas, a variedade é imensa: cervejas (provenientes de macrocervejarias industrias e artesanais), vinhos (vinho-de-mesa e vinhos sofisticados importados), vodkas, whiskies, rum, licores (produzidos em várias regiões brasileiras, de muitos sabores: amendoim, chocolate, café, banana, ameixa, seriguela), cachaça (aguardente de cana-de-açúcar muito popular no país), saquês, conhaques e tequilas.

    47.29-6-99 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente

    O comércio varejista de produtos alimentícios (geral ou especializado) não especificados compreende as lojas especializadas em produtos de determinados segmentos como: dietéticos, orgânicos e naturais - os consumidores nessa categoria são grupos da sociedade com interesses bem determinados, como vegetarianos, veganos, fitness, atletas; outro segmento de produtos englobados aqui, as saber: café; sorvetes e embalados; mel - novamente, como usuários tem-se as pessoas interessadas no consumo desses nichos, assim como outros comerciantes com intuito de revenda. Não fazem parte desse grupo: lojas de conveniência, mercearias, fábricas de sorvetes ou delicatessens.

    47.44-0-01 - Comércio varejista de ferragens e ferramentas

    O comércio especializado em ferragens e ferramentas atinge os consumidores do mercado de obras e construções, desde grande incorporações e empreiteiras, até pequenos prestadores de serviço de reformas e manutenções. As ferragens compreendem peças de metais e outros produtos metalúrgicos como: arames, pregos, porcas, arruelas, buchas e parafusos para uso geral; dobradiças e fechaduras de portas; correntes e cadeados; rodízio e roldana; telas e vergalhões. Entre as ferramentas, há manuais, elétricas e as não-elétricas: picaretas e martelos; serrotes e serras; furadeiras elétricas e demais aparelhos de suporte à construção.

    47.44-0-99 - Comércio varejista de materiais de construção em geral

    O comércio varejista de materiais de construção (em geral - sem especialização) é um ramo abrangente, incluindo uma ampla gama de clientes: empresas construtoras, empreiteiras, pequenas prestadoras de serviços (reforma, manutenção e construção) e pessoas físicas, como um mestre-de-obras. Os estabelecimentos principais são aqueles que vendem genericamente os principais tipos de produtos e materiais para construção (no mesmo local). Os principais tipos de materiais são: vigas de concreto; ferramentas (alicates, martelos, picaretas, chaves de fenda para diferentes entradas, furadeiras, serras e serrotes); ferragens (peças de ferro ou de outros metais designadas para diversos usos); artefatos de madeira (portas, janelas, vigas e tábuas); materiais primários básicos (areia, britas, cal, cimento e gesso); telhas; tijolos; partes hidráulicas (como conexões, registros, tubulações e tubos - comumente de PVC); privadas e itens de banheiro associados - pias, lavatórios, banheiras, duchas e torneiras; e as pedras de revestimento, dividas em pisos, mosaicos e azulejos, de variadas dimensões, para usos internos e externos e feitas de mármore e granito.

    47.44-0-05 - Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente

    O comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente atende empresas voltadas para execução de obras e prestadores de serviços de manutenção e reparo, assim como para uso geral. Os itens que podem ser citados são: portas de tipos diferentes (como portões eletrônicos, portas elétricas, eletrônicas ou sanfonadas); pisos e revestimentos (cerâmicos, azulejos); películas de insufilm (exemplo do poliéster); janelas metálicas; forros; divisórias, esquadras metálicas, rodapés; piscinas; pias e lavatórios; calhas para retenção de líquidos; caixas-d'água; bombas hidráulicas; equipamentos para saunas; e artefatos de amianto.

    47.44-0-03 - Comércio varejista de materiais hidráulicos

    O comércio varejista de materiais hidráulicos comercializa esses produtos especialmente para obras - empreiteiras, construtoras, empresas prestadoras de serviço em construções e manutenção. Além do atendimento ao público em geral para reposição de peças de encanamentos domésticas, ou reformas de residências (imagine um rapaz comprando um "cotovelo" para trocar uma peça do seu canal de irrigação no jardim). Embora não compreenda alguns itens como bombas d'agua, partes de encanamentos no geral como "joelhos", "cotovelos", outros acidentes, torneiras, válvulas (tipo globo, esfera, borboleta e gaveta), registros, tubos e conexões formam a gama dos principais produtos.

    47.42-3-00 - Comércio varejista de material elétrico

    Essa modalidade de comércio varejista especializada em material elétrico é voltada para o público geral, em pequenas quantidades, preponderantemente para uso doméstico e em obras de reforma e construções. Constam nessa lista cabos, fios condutores, interruptores, resistores de chuveiros, tomadas e lâmpadas elétricas (incandescentes e fluorescentes). Não obstante, artigos de iluminação (como abajures e luminárias) e peças para veículos ou aparelhos de uso pessoal não fazem parte dessa categoria.

    47.55-5-02 - Comercio varejista de artigos de armarinho

    O comércio varejista de artigos de armarinho está relacionado à venda de artigos para costura. Seus principais clientes são costureiros liberais, empresas de confecção de vestuário, prestadores de serviços de conserto de peças de roupas e para uso doméstico. São empregados para vendas: aviamentos de costura; agulha e alfinetes, elásticos, bordados, fitas, linhas e laços (diferentes texturas, bordados, cores e materiais); zíperes, botões, feltros, sianinha, cordões e fios têxteis; novelos de lã; e artigos de passamanaria (fitas e tecidos entretecidos à ouro ou prata).

    47.55-5-03 - Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho

    O comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho destina-se a famílias e indivíduos, praticamente como um item básico de vida. Quando se tratam de empresas e pessoas jurídicas, há uma demanda importante por parte de hotéis, hostels, pousadas e similares, assim como qualquer espaço que mantém dormitórios e vestiários. Finalmente, devido aos artigos de mesa, bares, restaurantes e cantinas também necessitam destes serviços. No entanto, recorda-se que o comércio varejista, diferente do atacadista, fornece produtos para o consumidor final em pequenas quantidades. Os principais artigos de cama são fronhas, travesseiros, colchas, cobertas, cobertores, lençóis e edredons. Dentre os itens de banho consideram-se toalhas (de rosto, de piso, de praia e de banho) e roupões. Para finalizar, os artigos de mesa compreendem toalhas de mesas e acessórios, tais como jogos americanos (de plástico, pano ou estilo esteirinha), panos de copa, aventais, guardanapos e lenços.

    47.54-7-02 - Comércio varejista de artigos de colchoaria

    O comércio varejista de artigos de colchoaria representa a venda de artigos de cama, como travesseiros, colchões, almofadas e bases para colchão. Atualmente são comercializados tipos personalizados destes artigos voltados para atender à necessidade anatômica e as preferências de conforto dos consumidores. As variedades mais comuns de colchões são dos tipos mola, molas ensacadas, espuma e ortopédicos, além de apresentarem diferentes dimensões (king size, queen, viúva, casal, solteiro e infantil), espessuras e densidades. O público geral é o principal consumidor, embora valha a pena destacar a importância de hotéis e atividades similares neste ramo de negócio.

    47.54-7-03 - Comércio varejista de artigos de iluminação

    O comércio varejista de artigos de iluminação visa o atendimento de proprietários, decoradores e administradores de casas, residências, empresas ou condomínios, preponderantemente na organização destes espaços, além de outros comerciantes de escala menor, para revenda. Os principais itens aqui são luzes (fluorescentes, fosforescentes ou incandescentes), luminárias, lustres e abajures.

    47.59-8-01 - Comércio varejista de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas

    O comércio varejista de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas atende as famílias, para decoração de suas casas, assim como prestadores de serviços de ornamentação e decoração (para exercício dos seus serviços) e empresas e instituições para arrumação dos seus espaços. Ainda se enquadram nesse ramo: forrações, venezianas e carpete.

    47.54-7-01 - Comércio varejista de móveis

    O comércio varejista de móveis responde por objetos novos para qualquer uso, exceto antiguidades e objetos de arte. Atende consumidores que desejam mobiliar suas casas ou escritórios, mas também empresas. Entram nesta categoria: cadeiras, mesas, móveis estofados, sofás e poltronas, sejam os modelos comuns, de design sofisticado para atender o mercado de luxo ou as ergonômicas (para correção de postura). Independem dos adornos e do material.

    47.59-8-99 - Comércio varejista de outros artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente

    O comércio varejista de itens não citados anteriormente compreende algumas classes de produtos, tais como: itens de cutelaria, artigos para habitação de materiais diversos, louças, papéis de parede e sistemas de segurança. Quem consome esses produtos são pessoas interessadas na mobília de suas residências, em grande parte. Vale destacar entre os artigos de habitação, os produzidos a partir de: cerâmica (peças de decoração), porcelana (puxadores e louças decorativas), vidro, cristal, metal, madeira, vime (material produzido a partir do vimeiro, para fabricar produtos trançados, principalmente para cestas e forros), borracha, plásticos diversos e até mesmo bambu (mesinhas, floreiras e cadeiras). Os sistemas de segurança de residências que não se associem à instalação, como alarmes eletrônicos. Além disso, purificadores, ozonizadores e filtros de água fazem parte desta categoria. Mais alguns itens diversos são aquecedores solares, redes de proteção (fixadas em janelas, para prevenir crianças e animais de estimação) e papéis de parede para decorar (com desenhos, texturas, imagens e fotografias).

    47.53-9-00 - Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo

    O comércio varejista de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo atende primordialmente às famílias na mobília de suas residências, oferecendo produtos como geladeiras, fogões, máquinas de lavar-louça e de lavar-roupa, liquidificadores, batedeiras, processadores de comida, freezers, ar condicionado e refrigerado, aspiradores de pó, enceradeiras, aquecedores elétricos, forno de micro-ondas, máquinas de costura e muitos outros. Há demanda também para outros interessados nestes produtos, como empresas, na mobília de suas copas e cozinhas. O comércio dos equipamentos de som e vídeo (excluídos os de informática e comunicação) destina-se praticamente ao mesmo nicho anterior. Destacando-se entre os produtos: televisão (televisores), aparelhos de rádio, câmeras fotográficas e filmadoras; aparelhos de som, amplificadores e caixas acústicas; outros aparelhos reprodutores de mídia (salvo os periféricos de informática); gravadores e demais itens de foto, cine e som.

    47.52-1-00 - Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação

    O comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação volta-se para o público geral para uso doméstico e também para empresas equiparem seus escritórios, consultórios, clínicas e sedes administrativas. Desde os artigos mais antigos, como telefones, aparelhos de fax, radiocomunicadores, identificadores de chamada e secretárias eletrônicas, aos aparelhos mais recentes, como celulares, tablets e smartphones. Peças e acessórios para todos os equipamentos de telecomunicação acima referidos entram na classificação. Serviços de manutenção e reparos permanecem em outra categoria econômica.

    47.51-2-01 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática

    A comercialização varejista de equipamentos e aparelhos de informática atende primordialmente pessoas físicas. O comércio atacadista para atender grandes encomendas de companhias privadas, assim como de repartições da administração pública, enquadra-se em outras categorias. Este item de compreende tanto hardwares quanto softwares. Entre os hardwares, desde os itens periféricos dos computadores, como monitor, impressora, mouse, teclado, caixas-de-som, impressoras multifuncionais, scanners e demais drivers até as peças internas de processamento e de memória, como cartões, discos rígidos, winchesters, placas-mãe, dentre outros. Há ainda os suprimentos de informática, nos quais se encaixam os CD-Roms, DVD-Roms, Blu-ray, disquetes e demais mídias de gravação e reprodução, bem como recargas de cartucho de impressora.

    47.56-3-00 - Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios

    O comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios é a categoria relacionada à venda de instrumentos para escala de varejo. É demanda pelo público em geral. Assim como as demais classes econômicas relacionadas com a venda de instrumentos e acessórios musicais, abrange uma grande diversidade destes. Inclui-se aqui os afinadores, palhetas, baquetas, capotrastes, bem como outros acessórios.

    47.57-1-00 - Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação

    O comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação, refere-se aos eletrodomésticos e equipamentos eletroeletrônicos de uso comum, como televisões, geladeiras, aparelhos de DVD e Blu-ray, videocassetes, home-theaters e antenas parabólicas. São as peças utilizados em reparos e manutenção, que vão atender o público geral.

    47.63-6-04 - Comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping

    O comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping atende aventureiros, viajantes, pescadores (seja como lazer e hobby, ou profissionalmente) e caçadores amadores ou profissionais (salvo artigos relacionados a armas e munições). Destrinchando os principais produtos comercializados, encontramos: equipamentos gerais para acampamento (barracas, sacos de dormir, cantil, varetas de barraca, dentre outros; instrumentos para pesca e acessórios da vara de pescar (linha, molinete, carretilha, isca, estojo, anzol e a vara); finalmente, para caça, entram os itens não relacionados a armas.

    47.61-0-03 - Comércio varejista de artigos de papelaria

    O comércio varejista de artigos de papelaria difere-se dos segmentos de livros, jornais e revistas. É voltado principalmente para estudantes dos mais diversos níveis: pré-escola, ensino fundamental, médio e universitário. Outro foco de atendimento é para escritórios (de forma genérica). Seus principais itens comercializados são: embalagens de papel (desde as clássicas para presente, até caixas de papelão para mudanças); material escolar (lápis, canetas esferográficas, borrachas, lapiseiras, grafites, apontadores, hidrocores, giz-de-cera, lápis-de-cor, marca-textos e cadernos; artigos de escritório (agendas, blocos-de-nota, pilotos, malotes, grampeadores, perfuradores, etiquetas, rotuladores, bloco autoadesivo (como os famosos post-it), clips, fragmentadores, caixas organizadoras, cola, tesoura, fichários, pranchetas, réguas e quadros de aviso (feitos de cortiça, para fixação com alfinetes) e carimbos.

    47.63-6-02 - Comércio varejista de artigos esportivos

    O comércio varejista de artigos esportivos tem como público-alvo os jovens, esportistas, atletas e algumas pequenas empresas ou equipes do ramo de esportes. Alguns artigos como os voltados para caça, camping, pescaria, além de bicicletas, triciclos e calçados, não estão agrupados neste item. Por outro lado, artigos e vestuários dos seguintes esportes correspondem à essa categoria: natação (pranchas, óculos, pubol, sungas, maiôs, nadadeiras e noses), ginástica (halteres, luvas), hóquei (tacos, proteções), futebol (uniformes, caneleiras, meiões), artes-maciais (luvas de bate-saco, vestimentas, sacos de treino, kimonos, faixas); equitação; golfe; esquiagem; patinação e ciclismo (patins, patinetes, joelheiras, ombreiras, tornozeleiras, capacete); tênis e ping-pong (raquetes e redes); surfe (pranchas) e bolas de todos os esportes (inclusive handebol, beisebol, vôlei e basquete).

    47.63-6-03 - Comércio varejista de bicicletas e triciclos; peças e acessórios

    O comércio varejista de bicicletas e triciclos (peças e acessórios) é o setor de venda na modalidade varejo desta modalidade de produtos. Atende usuários atletas profissionais, assim como proprietários para uso cotidiano, de lazer ou de transporte. É diferente da categoria voltada para varejo de brinquedos e artigos de recreação.

    47.63-6-01 - Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos

    O comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos tem como principal público as crianças. As vendas ocorrem em maior escala em datas comemorativas como presentes (exemplo: Natal, aniversários e Dia das Crianças). O grupos destes artigos é composto de brinquedos (carros e bonecos - dos grandes aos em miniatura), jogos de tabuleiro (damas, xadrez, ludo e jogos clássicos de marcas reconhecidas, como Banco Imobiliário, War e Detetive) e jogos eletrônicos (CDs, DVDs e fitas dos mais populares videogames: Playstation, Xbox, Nintendo e computador) e também os próprios videogames e minigames. Também entram os brinquedos artesanais mais clássicos (peão e bolas-de-gude) e as peças e acessórios de todos os itens.

    47.61-0-02 - Comércio varejista de jornais e revistas

    O comércio varejista de jornais e revistas compreende também periódicos e outros impressos. Geralmente esta atividade é exercida em bancas de revista ou de jornais, livrarias, jornaleiros e papelarias. O público geral é a demanda principal - visto que existem impressos com assuntos para os mais diferentes públicos (infantil, feminino, masculino, executivos, gamers, viajantes etc). Os jornais também atendem um vasto repertório de consumidores, como economistas, empresários, consumidores à procura de um anúncio de imóvel ou automóvel, e demais pessoas em busca de informação.

    47.61-0-01 - Comércio varejista de livros

    O comércio varejista de livros inclui apenas os produtos novos nesta categoria. Atendem principalmente estudantes (colegiais e universitários), professores, amantes da literatura e os mais diversos grupos de leitores. Estão categorizados aqui livros - dos mais diversos possíveis: literatura nacional e estrangeira, didáticos, esotéricos, autoajuda, gastronômicos, artísticos e de diversos temas especializados. Além dos livros, também apostilas e cadernos informativos. Os estabelecimentos característicos deste tipo de serviço são as livrarias e em determinados casos papelarias e sebos (mais incomuns). Atualmente as livrarias de grandes redes caracterizam-se por locais diversificados, com venda não apenas de livros e apostilas, mas CDs, DVDs, Blu-rays e outros artigos de vídeo e áudio. Também costumam apresentar um espaço reservado para café e muitas vezes uma espécie de mini auditório para apresentações e lançamentos de livros.

    47.74-1-00 - Comércio varejista de artigos de óptica

    O comércio varejista de artigos de óptica (ou ótica) atende os usuários de óculos, lentes de contato ou simplesmente as pessoas interessadas em óculos-de-sol com procedência de qualidade. O estabelecimento principal são as lojas conhecidas como óticas (geralmente em shopping centers), especializadas na venda e reparo dos produtos deste segmento, quais sejam: óculos, lentes de contato, óculos de sol, produtos de limpeza e sanitização. Também são comercializadas: parte específicas dos óculos, como armações (vários modelos, texturas e marcas, inclusive de grife), lentes especiais (bifocais, anti-reflexivas e fotossensíveis) e artigos específicos (correntes, velcros e lentes escuras anexas para os óculos).

    47.72-5-00 - Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

    O ramo de comércio no varejo de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal tem como principal demanda às pessoas (usuário final). Essa categoria considera produtos de beleza como batons, blush, esmalte para as unhas, máscaras dos olhos, bases e artigos de perfumaria, tais como perfumes, essências e fragrâncias, tanto para uso pessoal como veterinário (animal). Itens de higiene pessoal formam um grupo bastante diverso, agrupando loções e cremes hidratantes para o corpo; produtos básicos de higiene do corpo - sabonetes, shampoos e condicionadores, cremes dentais, dentifrícios e linha fio-dental; protetores e bronzeadores para a pele; itens de toucador; fraldas descartáveis, absorventes íntimos; soluções para lentes de contato; e preservativos de látex (camisinhas).

    47.89-0-04 - Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação

    O comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação é dirigido para os donos (e futuros donos) de bichos de estimação, principalmente. Com relação à artigos e alimentos, alguns pequenos negócios e associações que cuidam de animais (canis, ONGs, entre outros), também respondem pela demanda. O local mais indicado para essas aquisições são os pet-shops. Os tipos de animais relevantes nesta categoria são cachorros (cães de várias espécies, como poodle, yorkshire, beagle, labrador, golden retriever, dálmata - e cães-de-guarda: rotweiler, doberman e pastor-alemão), gatos, pássaros (periquitos, papagaios), coelhos, cágados (pequena espécie de tartaruga), hamster, porquinho-da-índia e peixes ornamentais. Destacam-se também os artigos para uso doméstico nesses animais. No caso dos cães: coleiras para passeio (de diversos tipos, formatos e tamanhos), mordaças, focinheiras, casas e canis. Para os gatos: camas e caixas de areia. Na compra dos peixinhos, é imprescindível o aquário e bomba-de-ar, e nos passarinhos, gaiolas (ou viveiros, se grandes espaços) e acessórios respectivos. Necessário também bebedouros e comedouros e rações correspondentes. Apenas medicamentos veterinários não entram nesse tópico.

    47.83-1-01 - Comércio varejista de artigos de joalheria

    O comércio varejista de artigos de joalheria compreende a ourivesaria e revenda de metais preciosos e joalheria em geral. Além dos artigos, a revenda de pedras de metais preciosos e semipreciosos lapidadas também figura aqui. Como joalheria entende-se o comércio de brinco, anel, aliança, pulseira, colar, gargantilha, bracelete, piercing, pingente, dentre outros. Atende primordialmente pessoas interessadas em joias para uso pessoal, assim como para presentes (aniversário, casamento, boda, formatura) e para recordação (como a personalização de um anel com escritura de uma data especial, ou nome do amado).

    47.83-1-02 - Comércio varejista de artigos de relojoaria

    O comércio varejista de artigos de relojoaria compreende a atividade comercial de relógios e suas respectivas peças e acessórios. Envolve os mais variados modelos, como relógios de pulso (eletrônicos e analógicos), de parede (como os famosos tipos cuco de pêndulo), de bolso (como aqueles num compartimento fechado, geralmente com fotos, repassados de geração em geração). Em relação aos acessórios, ofertam-se pulseiras, engrenagens, ponteiros, visores e muitas outras peças.

    47.82-2-02 - Comércio varejista de artigos de viagem

    O comércio varejista de artigos de viagem compreende lojas e marcas especializadas atende o público em geral, com destaque para viajantes, turistas, executivos e demais grupos interessados. Os principais produtos disponibilizados são malas (várias dimensões, cores, materiais e modelos: com rodinhas, com lacres (cadeados), com reforço para proteção da bagagem, com alças para os ombros e/ou costas). Também há bolsas, maletas, sacolas, valises e mochilas (grande variedade, desde as pequenas até as especializadas para mochilão, com alças diversas, anexos e suportes. Por último, mas não menos importante, artigos de viagem menores como carteiras e porta-níqueis (porta-dólares) também se enquadram aqui.

    47.81-4-00 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios

    A comercialização de vestuários e acessórios dirige-se principalmente aos consumidores finais destes produtos (usuários), embora pequenos comerciantes e ambulantes também os utilizem como itens para revenda. Esses artigos são produzidos a partir de diversos tipos de materiais, como algodão, lã, seda, couro e outras matérias-primas sintéticas. Compreendem os vestidos, camisas, calças, jeans e roupas íntimas. Adicionalmente, consideram-se nessa categoria artigos mais específicos, como uniformes escolares, blusas, suéteres e outros itens similares. Finalmente, além das roupas, enquadram-se nesta categoria acessórios de uso comum, tais como meias, gravatas e cintos e outros complementos de uso específico, como por exemplo guarda-chuva, chapéus, gorros, luvas, ceroulas dentre outros.

    47.82-2-01 - Comércio varejista de calçados

    Aqui estão compreendidos os itens do comércio varejista de calçados, voltado para os consumidores finais e pequenos comerciantes e ambulantes para revenda. Incluem-se calçados de qualquer material, tais como couro, borracha (látex) e materiais sintéticos injetadas, formada por polímeros diversos (PVC, Poliestireno, Poliamida e Poliéster) - sobretudo utilizados na confecção da sola. Artigos de viagem, como bolsas, maletas e outros itens de couro estão classificados em outra categoria econômica. Os principais modelos de calçados produzidos aqui incluem: tênis, sapatênis, sapatos sociais, desportivos, sandálias (chinelos), tamancos e saltos.

    47.89-0-07 - Comércio varejista de equipamentos para escritório

    O comércio varejista de equipamentos para escritório refere-se aos produtos convencionais para equipar escritórios, salas e espaços administrativos de repartições, empresas, home-offices, consultórios e praticamente qualquer espaço reservado à administração para o comércio ou a indústria. Fundamental observar que artigos de papelaria para escritórios e móveis não se enquadram aqui, mas somente equipamentos - máquinas de escrever, calculadoras e outros instrumentos similares.

    47.89-0-99 - Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente

    Modalidade especializada na revenda de um grupamento de bastante específico não incluídos nas classes similares. É voltada para pessoas e pequenos compradores com intuito de revenda. A especificidade dos produtos torna-a ampla, agrupando desde artigos de cultos religiosos - como os umbandistas - até itens de sex-shop (eróticos). Inclui adornos, enfeites e ornamentações de festivais e datas comemorativas (como Natal, São João e outras celebrações regionais); artigos funerários (caixões mortuários e urnas); fantasias e artigos decorativos para festas; molduras e frames para quadros; escovas, espanadores e outros itens de limpeza; embalagens genéricas (salvo papelão e papel); extintores de incêndio (exceto de veículos), objetos de combate a incêndio, como cargas e preparados; lenha e carvão para uso em lareiras, fogueiras e outras formas de geração de calor; lanternas elétricas para iluminação; artigos esotéricos; cartões telefônicos apesar de estarem caindo em desuso; e carrinhos de bebês.

    47.89-0-01 - Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos

    O comércio varejista de souvenires (suvenires), bijuterias e artesanatos está voltado especialmente para pequenos comerciantes e ambulantes, por pessoas com a intenção de presentear amigos, namorados e por turistas, como lembrança de viagens e de lugares visitados. Souvenires compreendem fotografias, quadros, chaveiros, ímãs de geladeira e camisetas (com imagens, frases e quotações de determinado local). Bijuterias são peças como alianças, anéis, pulseiras, colares, gargantilhas, brincos, piercings e pingentes - diferentemente de joalheira de metais preciosos, são feitas de materiais diversos como alumínio, cobre, aço inox e até mesmo sementes (açaí). Os artesanatos podem ser objetos artísticos (pinturas, esculturas), peças de bijuteria, instrumentos musicais (como o berimbau), panelas, utensílios diversos (barro, cerâmica) e brinquedos - e representam elementos culturais dos lugares dos quais provém ou dos seus artesãos (como os hippies ou as comunidades locais produtoras).
    correção / remoção de dados